fevereiro 09, 2022

Bolsonaro culpa governadora do RN por alto preço de combustíveis: “ICMS”

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), culpou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), pelo alto preço dos combustíveis no estado. Durante a visita do mandatário à Barragem de Oiticica, em evento para liberação das obras de transposição do Rio São Francisco, Bolsonaro apontou: “Procura saber quanto a governadora cobra de ICMS aqui”.

Bolsonaro, durante o discurso, disse que recebeu uma reclamação em terras potiguares sobre os altos preços dos combustíveis nos últimos dias. Neste momento, ele afirmou: “Procura saber quanto a governadora cobra de ICMS aqui. Eu não tenho poder de chegar na Petrobras e mandar baixar o preço. Até gostaria de ficar livre da Petrobras, que me acusa de uma coisa que não tenho responsabilidade. Digo a voce, o imposto federal esta congelado desde quando assumi”, disse.

“Já o imposto estadual não, quase dobrou o preço. Alguns vão querer dizer que o percentual não variou, e é o mesmo, mas eles cobram em cima do preço da final bomba. Vocês sabiam que há cinco semanas o preço do álcool tem caído, e o preço final não? A culpa é do dono do posto? Não. a culpa é dos governadores”, frisou o presidente.

IMCS congelado
Os governadores decidiram, no último dia 26,  prorrogar por mais 60 dias o congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis. Em nota, os signatários da medida também cobram do governo de Jair Bolsonaro a mudança na política de paridade internacional nos preços dos combustíveis, praticada pela Petrobras.

Os gestores estaduais e Bolsonaro vêm travando um cabo de guerra em relação ao preço dos combustíveis. O mandatário do país culpa as unidades federativas, responsáveis pela cobrança do ICMS, enquanto os governadores afirmam que o problema está na política de repasse de preços internacionais do petróleo.


Fonte: Portal Agora RN