abril 18, 2022

Projeto divulgará julgamentos de tribunal militar na ditadura

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
Foto: Reprodução

O advogado criminalista e pesquisador Fernando Fernandes publicará ainda neste semestre todos os áudios com as gravações de julgamentos de presos políticos feitos pelo STM (Superior Tribunal Militar) de 1975 a 1979, durante a ditadura militar (1964-1985).

O material, que soma 10.000 horas, poderá ser acessado em um site que está em fase de conclusão. Se chamará “Voz humana”. Trata-se de uma parceria do advogado com os professores Gisálio Cerqueira Filho e Gizlene Neder, da UFF (Universidade Federal Fluminense), e com a Geração Editorial.

Ao Poder360, Fernandes disse que as sessões realizadas pelo STM em 1976 já estão inteiramente transcritas. Será possível saber o número do processo, o relator, o réu e quais os crimes atribuídos. Além dos áudios, haverá a transcrição de todos os votos e das sustentações orais.

A ideia, afirmou, era lançar o site só quando houvesse a transcrição dos 5 anos de gravação, o que demoraria de 3 a 4 anos. Por isso, contou, o advogado decidiu junto com a UFF divulgar a transcrição de 1976 e os áudios dos demais anos para quem quiser acessar o material em seu formato bruto. Posteriormente tudo será transcrito.

No site, haverá um mapa interativo do Brasil, para que os usuários saibam de que parte do país são as pessoas que foram julgadas pelo STM, tribunal sediado em Brasília.

Fonte: Poder360