setembro 07, 2022

Genial/Quaest: distância de Lula para Bolsonaro é de 10 pontos a 25 dias do 1º turno; Bolsonaro lidera a rejeição com 53%

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
Montagem dos candidatos Lula e Jair Bolsonaro. Crédito: Lucas Gomes

A 17ª rodada da pesquisa Genial/Quaest mostra uma redução – dentro da margem de erro – de dois pontos percentuais da vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, sobre o presidente Jair Bolsonaro, do PL. O levantamento divulgado na madrugada desta quarta-feira (7/9) mostra o petista com os mesmos 44% da última pesquisa, enquanto Bolsonaro atinge 34%, dois pontos a mais do que o aferido em 31 de agosto.

Ciro Gomes, do PDT, oscilou um ponto percentual para baixo e hoje tem 7%. Simone Tebet (MDB) variou um ponto percentual para cima e tem 4%. Felipe d´Ávila (Novo) e Soraia Thronicke (União Brasil), que não pontuaram na pesquisa anterior, têm agora 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Indecisos são 5% e 4% informam que votarão em branco ou nulo ou não pretendem votar.


Destaques da pesquisaAvaliação positiva do governo mantém tendência de alta na pesquisa Genial/Quaest e agora está em 32%
No primeiro turno, Lula tem 44% das intenções de voto contra 34% de Bolsonaro
No segundo turno, Lula teria 51% contra 39% de Bolsonaro
56% dos eleitores de Ciro e 41% dos que preferem Simone Tebet defendem apoio a Lula no segundo turno.

Melhoria incremental
Tanto a estabilidade de Lula quanto a aproximação de Bolsonaro são fenômenos importantes nestas eleições, e que se deram de maneira incremental, mês-a-mês, muito lentamente. Em especial, a melhoria de Bolsonaro está muito vinculada à avaliação de seu governo. Portanto, a intenção de voto de Bolsonaro sobe quando sua avaliação de governo melhora e vice-versa.

A avaliação positiva que fazem os brasileiros da maneira de Bolsonaro governar manteve tendência de alta também neste levantamento, e registra hoje 32%, contra 39% de avaliação negativa; é o menor patamar registrado na série da pesquisa conduzida pela Quaest.

Rejeição
Desde o início da série histórica, em julho de 2021, a rejeição a Bolsonaro recuou 62% para 53%, e a de Lula subiu de 40% para 44%. Ciro Gomes tinha rejeição de 53% e agora tem 50%.

Segundo turno
Na simulação de segundo turno, Lula registra 51% das intenções de voto, mesmo percentual das três rodadas anteriores. Bolsonaro, com 39%, oscila dentro da margem de erro no período. Perguntados sobre quem seu candidato deveria apoiar em um eventual segundo turno, 56% dos eleitores de Ciro defenderam apoio a Lula, contra 17% que preferem Bolsonaro e 22% que não querem nenhum dos dois. Entre os eleitores de Tebet, 41% preferem Lula, 22% Bolsonaro e 35% nenhum. Entre os que votam em outros candidatos, o apoio a Lula é defendido por 22%, enquanto 41% preferem Bolsonaro e 37% nenhum dos dois.


Continuidade do Auxílio Brasil
Quando perguntados sobre qual candidato poderia garantir a continuidade do Auxílio Brasil de R$ 600, 39% acreditam que Lula poderia garantir a continuidade do benefício ante 34% que acreditam que Bolsonaro poderia garantir. Outros 14% acreditam que ambos Lula e Bolsonaro poderiam manter o benefício.

Sobre as pesquisas Genial/Quaest
A 17ª rodada da pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 1º e 4 de setembro, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 estados. A margem de erro informada pela pesquisa é de +/- 2 pontos percentuais e nível de confiança da pesquisa para a estimação da margem de erro de 95%. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-0807/2022. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais.