setembro 24, 2022

Salvo uma tragédia, não tem como Bolsonaro ganhar a eleição, fala jornalista

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
Jair Bolsonaro - Evaristo Sá/AFP

A pesquisa Datafolha divulgada hoje consolida a inviabilidade eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo o colunista do UOL José Roberto de Toledo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a disputa pela Presidência da República, com 47% das intenções de voto e possibilidade de vitória em 1º turno. 

Bolsonaro aparece com 31% "O problema do Bolsonaro é a diferença que o Lula abre no Nordeste, o segundo maior colégio eleitoral do país. Lá, são mais de 20 milhões de votos [para o petista]", disse o jornalista, no programa Análise de Pesquisas.

"Se somar isso com os cerca de 5 milhões de votos no Sudeste, o Bolsonaro precisaria ter 70% do total de votos no Norte, Sul e Centro-Oeste para tirar essa vantagem. É impossível", acrescentou. Toledo ainda afirmou que Bolsonaro "pode ir quantas vezes quiser" ao Nordeste que não conseguirá reverter esse quadro. "Porque as pessoas da região não melhoraram de vida".

"Ele é inviável eleitoralmente, essa é a verdade. Salvo uma hecatombe ou tragédia, não tem como o Bolsonaro ganhar a eleição", disse o jornalista.

Datafolha mostra voto útil aparecendo e possível migração de Ciro para Lula.