janeiro 01, 2023
Após 12 anos e depois de ter ficado preso por 580 dias, Lula volta à Presidência
3 comentários | Deixe seu comentário.Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de comício em Belo HorizonteRicardo Stuckert/PT
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse neste domingo (1°) como presidente da República pela terceira vez. Agora, terá o ex-adversário político Geraldo Alckmin (PSB) como vice-presidente.
Após 12 anos, o petista volta a comandar o país, após organizar uma frente ampla para disputar as eleições 2022. Ele venceu Jair Bolsonaro (PL) na disputa mais acirrada desde a redemocratização.
Diversos chefes de Estado ou governo vão comparecer à posse, incluindo representantes de Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Bolívia, Portugal, Uruguai, Espanha, Venezuela e outras autoridades.
Diferentemente da primeira eleição do petista, 20 anos atrás, em 2002, quando Fernando Henrique Cardoso passou a faixa presidencial pela primeira vez entre dois presidentes eleitos desde a redemocratização, Bolsonaro não passará a faixa.
O ambiente político no país está dividido, fruto de uma campanha eleitoral com troca de acusações entre os candidatos e contestação do processo por parte de Bolsonaro — que se manteve calado por boa parte depois que perdeu no segundo turno.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br