janeiro 25, 2023
É #FAKE que canal de transposição do São Francisco mostrado em vídeo foi fechado após início do governo Lula
Nenhum comentário | Deixe seu comentário.É #FAKE que canal de transposição do São Francisco mostrado em vídeo foi fechado após início do governo Lula — Foto: Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o leito seco de um canal de transposição do Rio São Francisco. O locutor afirma que as bombas foram desligadas e sugere que a medida ocorreu após o início do governo Lula. É #FAKE.O locutor diz: "Sabe aquele videozinho que tinham desligado as bombas da transposição. Olha ele aqui ó. Pura verdade, hein? Hoje, 16/01/2023. Aí o canal aí. Seco. Chupa. Faz o L."
Não é verdade que as bombas foram desligadas após o início do governo Lula, em 1º de janeiro de 2023, e nem que o suprimento de água foi interrompido, como alega a mensagem falsa.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional afirma que o trecho mostrado no vídeo em questão é referente à estrutura inicial do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), localizado no município de Jati (CE) e que desde 26/11/2022, não há liberação de água por esse canal.
Explica que a entrega de água na região ocorre apenas sob demanda da operadora estadual do Ceará, de acordo com o plano de gestão empresarial da companhia. As ações para recuperar a capacidade operacional estão em curso e devem continuar até a solução do problema.
O governo estadual do Ceará e a Secretaria de Recursos Hídricos também desmentem a mensagem falsa.
"Não há liberação desde novembro de 2022, pois as demandas hídricas do estado estão sendo atendidas sem a necessidade de transferência de água do Projeto de Integração do São Francisco (PISF)."
"Hoje, as comportas do trecho emergencial do Cinturão de Águas do Ceará (CAC) estão fechadas e o canal, que deriva para o Riacho Seco em direção ao Açude Castanhão, é mantido cheio para conservação. Essa água minimiza o risco de dano à estrutura visto que a dilatação causada pelas mudanças de temperatura (dia e noite) podem causar vazamentos", complementa.
Manutenção corretiva
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional também informa que os conjuntos de motobombas da Estação EBI-3, do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), tiveram as atividades interrompidas para a realização de manutenção corretiva dos equipamentos.
Esclarece ainda que as bombas vinham apresentando problemas desde setembro de 2022, quando houve paralisação de um destes conjuntos.
Mesmo com a parada, de acordo com o ministério, os reservatórios do PISF apresentam capacidade para manter o abastecimento nas regiões atendidas.
Fonte: G1