março 28, 2023
Em reunião com Sinte, Fátima apresenta nova proposta de reajuste para tentar encerrar greve
Nenhum comentário | Deixe seu comentário.Governadora Fátima Bezerra. Foto: Elisa Elsie
A governadora Fátima Bezerra apresentou nesta terça-feira (28), durante reunião com dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (SINTE/RN), uma nova proposta para pagamento do reajuste salarial de 14,95% que a categoria tem direito.
O Governo do Estado propôs pagar reajuste para quem recebe abaixo do piso (R$ 4.420,55) já no salário de abril; e o retroativo de janeiro, fevereiro e março seria pago a partir de maio de 2024. Além de aplicar em maio o reajuste de 7,21%, e o restante 7,22% divididos entre os meses de novembro e dezembro.
Os professores da rede estadual de ensino estão em greve desde o dia 7 de março. Eles cobram reajuste salarial integral de 14,95%, enquanto o Governo do Estado propõe pagar o aumento em duas etapas (maio e dezembro), com o retroativo a janeiro depositado em oito parcelas no próximo ano.
Na segunda (27), o Sinte fez uma manifestação em frente à Secretaria Estadual de Educação (Seec). Foi uma retomada das mobilizações da greve, após 10 dias de interrupção por causa da onda de violência que atingiu o Estado. Após o protesto, a categoria foi recebida pela secretária de Educação, Socorro Batista.
Além do reajuste salarial, o Sinte cobra o plano de cargos, carreira e remuneração (PCCR) dos funcionários, o projeto de lei das escolas em tempo integral, o PL do porte das escolas e a realização de concurso público para a educação.