maio 10, 2023

Por ordem de Lula, grades de proteção são retiradas do Palácio do Planalto após 10 anos

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
Grades foram instaladas durante protestos em 2013 e hoje foram retiradas - Foto: Twitter / Reprodução

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) retirou, na manhã desta quarta-feira (10), as grades metálicas que ficavam em frente ao Palácio do Planalto. A remoção ocorre cerca de 10 anos após a instalação.

Segundo o ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, a ordem para retirada partiu do próprio presidente Lula (PT).

“Estava na hora de devolver a Brasília e ao Brasil esse ambiente de liberdade, mais bonito, mais agradável. Todo mundo ficou muito feliz, com certeza Brasília ficará mais bonita”, disse o ministro.

Segundo Pimenta, Lula gostaria de ver o palácio sem as grades, da mesma forma que o prédio estava nos dois mandatos anteriores (2003 a 2010).

“É um gesto simbólico que foi adotado. O presidente espera e todos nós esperamos que ele seja muito bem recebido”, afirmou. 

As cercas metálicas foram colocadas em torno do palácio, da sede do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Praça dos Três Podres em 2013, em meio a protestos contra o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

A alegação era de necessidade de reforço da segurança. À ocasião, manifestantes chegaram a subir no teto do Congresso Nacional.

No fim da manhã desta quarta, as grades já tinham sido totalmente removidas.

Questionado pela reportagem, o GSI disse que “as grades foram retiradas para manutenção” e que “poderão ser utilizadas novamente para complementar e reforçar as medidas de segurança quando a situação recomendar ou com a finalidade de melhor organizar eventos”.

O ministro Paulo Pimenta disse que cabe ao chefe de cada poder avaliar a retirada grades do STF e do Congresso. Afirmou ainda que as estruturas podem voltar a ser usadas caso a segurança considere necessário.