julho 22, 2023

Ameba comedora de cérebro: Criança de 2 anos morre com rara infecção

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
Foto: Reprodução

Em Nevada, Estados Unidos, um garoto chamado Woodrow Bundy morreu após ser infectado por rara ameba comedora de cérebro enquanto nadava em um rio. As informações são do New York Post.

De acordo com a família de Bundy, os pais notaram que algo estava errado depois que o garoto começou a apresentar ”sintomas gripais”. O menino foi levado ao hospital, e os médicos suspeitaram, inicialmente, de que ele tinha meningite.

Após mais exames, os médicos perceberam que ele tinha contraído Naegleria fowleri, popularmente conhecida como ameba comedora de cérebro.

Segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a Naegleria fowleri infecta as pessoas quando a água que contém a ameba entra no corpo pelo nariz.


A ameba sobe pelo nariz até o cérebro, onde destrói o tecido cerebral e causa uma infecção chamada meningoencefalite amebiana primária, quase sempre fatal.

A ameba comedora de cérebro pode ser encontrada em locais como rios e lagos, além do solo. O parasita não pode viver em águas salgadas, e a transmissão de uma pessoa para outra não acontece.

No estágio inicial, o indivíduo contaminado apresenta sintomas como febre, náusea, vômito, e fortes dores de cabeça. Posteriormente, pode apresentar rigidez no pescoço, alucinações, convulsões e pode até entrar em estado de coma.

Ainda não existe uma cura para a doença. Devido a baixa incidência de casos, os pesquisadores ainda buscam entender o porquê de algumas pessoas contraírem a doença quando nadam e outras não.

Fonte: SBT Nordeste (JC)