setembro 08, 2023

Alckmin anuncia visita a áreas atingidas por ciclone no RS, e Governo vai liberar auxílio de R$ 800 para desabrigados

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
Presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB) vai visitar Rio Grande do Sul no próximo domingo (10) - Foto: Cadu Gomes / VPR

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que ocupa a presidência da República enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está fora do Brasil, prevê visitar o Rio Grande do Sul no domingo (10). O Estado registra fortes chuvas e alagamentos, com 41 mortes, e enfrenta a pior catástrofe climática da sua história. Segundo Alckmin, mais de uma cidade será visitada pela comitiva federal.

Lula tem sido criticado nas redes sociais por não ter visitado a área da tragédia. Nesta quinta, ele participou em Brasília das comemorações do Dia da Independência. Mais tarde, ele deixou o Brasil rumo à Índia.

Lá, ele participa nos próximos dias da reunião do G-20, grupo das 20 maiores economias do mundo. O presidente da República embarca de volta na segunda-feira, 11.

Questionado sobre a ausência de Lula, Alckmin disse que o presidente teve uma indisposição de saúde na quarta e, na quinta, teve de comparecer as solenidades do Sete de Setembro. Na sequência, destacou que ministros também já foram ao local. “Mas todo o governo está empenhado em atender a região”, disse.

Segundo Alckmin, a Marinha e o Exército já enviaram os botes pedidos pelo governo do Estado. As Forças Armadas, segundo o presidente em exercício, também cederam 450 militares e oito helicópteros para ajudar no trabalho na região.

O Ministério do Desenvolvimento Social vai liberar, para as prefeituras, R$ 800 por pessoa desabrigada. Serão encaminhadas 20 mil cestas de alimentos às famílias atingidas – as primeiras cinco mil chegam no domingo. O Ministério da Saúde encaminhou os kits de medicamentos para 15 mil pessoas.