outubro 25, 2023
Lula instala e faz 1ª reunião do Conselho da Federação; Fátima representa todos os governadores
Nenhum comentário | Deixe seu comentário.Reunião do Conselho da Federação ocorreu em Brasília, com presença da governadora Fátima Bezerra (PT) - Foto: Ricardo Stuckert / PR
O conselho foi criado em abril deste ano com o objetivo de incentivar estratégias conjuntas entre União, estados e municípios para implementar ações que incentivem o desenvolvimento econômico sustentável e a redução das desigualdades sociais e regionais.
A reunião de instalação do conselho e de posse dos integrantes ocorreu no Palácio do Planalto. Lula preside o colegiado, que tem o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, como secretário-geral.
Nesta primeira reunião também participaram os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento). A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), representou os 27 governadores do País.Presidente Lula (PT) discursa na 1ª reunião do Conselho da Federação, ao lado da governadora Fátima Bezerra (PT) e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Em discurso na cerimônia, Lula destacou a importância da boa relação entre os governos federal, estaduais e municipais e reforçou que não lhe interessa o partido dos governadores, pois cabe ao presidente da República encerrar divergências pessoais e partidárias.
Lula afirmou que o problema da seca nos estados da Amazônia é um problema, também, do governo federal, assim como a situação do Rio de Janeiro, que ele comparou ao conflito entre Israel e Hamas.
“Era muito fácil eu ficar vendo aquelas cenas que ontem apareceram na televisão e antes de ontem, que parecia a própria Faixa de Gaza de tanto fogo e de tanta fumaça, e dizer ‘é um problema do Rio de Janeiro, é um problema do prefeito Eduardo Paes, é um problema do governador Castro’. Não. É um problema do Brasil. É um problema nosso que nós temos que tentar encontrar a solução”, disse.
Sobre a guerra no Oriente Médio, o presidente informou que continuará a conversar com outros líderes a fim de tentar liberar a saída dos brasileiros que estão retidos na Faixa de Gaza.
Fonte: 98fmnatal.com.br