janeiro 18, 2024

‘Bom dia meu líder’: Mensagens interceptadas pela PF mostram ligação de deputado bolsonarista com golpista‘

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
Polícia Federal resgatou mensagens de WhatsApp do celular de acusado do 8 de janeiro enviadas no dia 1.º de novembro ao deputado bolsonarista - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

“Bom dia meu líder. Qual direcionamento você pode me dar? Tem poder de parar tudo”. Essa foi a mensagem que o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) recebeu, segundo a Polícia Federal, de um extremista um dia após a eleição de 2022, da qual saiu vitorioso o presidente Lula (PT) e derrotado o ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL).

Aliado muito próximo do ex-presidente, Jordy respondeu à mensagem perguntando se o interlocutor, identificado como Carlos Victor, poderia falar ao telefone: “Fala irmão, beleza? Está podendo falar aí?”. Carlos Victor afirma: “Posso irmão. Quando quiser pode me ligar”.

As mensagens foram trocadas no dia 1º de novembro, data em que ocorriam os bloqueios de rodovias em todo o País. Segundo a PF, o diálogo em que o extremista “chama o parlamentar de meu líder, pedindo direcionamento quanto a ‘parar tudo’, levanta fortes suspeitas da participação de Carlos Jordy nos atos”.

O autor da mensagem é apontado pelos investigadores como uma “liderança de extrema-direita, responsável por administrar mais de 15 grupos de WhatsApp com temáticas extremistas, havendo robustos elementos de que ele organizou eventos antidemocráticos em Campos dos Goytacazes”, cidade do interior do Rio de Janeiro.

Carlos Victor de Carvalho tem “fortes ligações” com Jordy, apontam os investigadores. Para a PF, tal relação “extrapola o vínculo político, denotando que o parlamentar tinha o poder de ordenar as movimentações antidemocráticas, seja pelas redes sociais ou agitando a militância”.

A PF diz que Carlos Victor tinha o hábito de trocar mensagens com o contato “Jordy Deputado Federal”. Os investigadores resgataram uma conversa entre o investigado e o parlamentar com 627 registros, incluindo texto, áudios, anexos e ligações por WhatsApp.