abril 09, 2024

Petrobras descobre petróleo em águas ultra profundas da Bacia Potiguar

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
Segundo a estatal, a acumulação está situada a cerca de 190 km de Fortaleza e 250 km de Natal, em profundidade d’água de 2.196 metros. Foto: Petrobras

A Petrobras informou nesta terça-feira (9) que descobriu uma acumulação de petróleo em águas ultraprofundas na Bacia Potiguar, no poço exploratório Anhangá, entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte. A área fica na polêmica Margem Equatorial, considerada uma área de nova fronteira exploratória e formada ainda pelas bacias da Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas e Ceará, além da Potiguar.

Segundo a estatal, a acumulação está situada a cerca de 190 km de Fortaleza e 250 km de Natal, em profundidade d’água de 2.196 metros. A descoberta anunciada hoje, com a concessão POT-M-762, ocorre enquanto a Petrobras aguarda a decisão do Ibama em perfurar um poço na Bacia da Foz do Amazonas.

Trata-se da segunda descoberta de petróleo na região. A primeira ocorreu em 2014 no poço Pitu, também na Bacia Potiguar. Em dezembro do ano passado, a estatal anunciou a retomada das atividades nessa área, que fica a 53 quilômetros da costa do Rio Grande do Norte.

Na bacia Potiguar está sendo usada a sonda que faria a perfuração em Foz do Amazonas.

No Plano Estratégico 2024-2028 está previsto o investimento de US$ 3,1 bilhões para pesquisa de óleo e gás na Margem Equatorial, onde a companhia planeja perfurar 16 poços nesse período.

Fonte: O Globo