maio 24, 2024

Advogados "Mataram" Chances Eleitorais de Jair Bolsonaro em 2026 diz TSE

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
Bolsonaro / FOTO: Internet

Os advogados tinham duas opções: Uma delas seria continuar recorrendo à corte eleitoral com embargos de declaração, sem apelar ao STF.

Ainda que os pedidos fossem negados, o processo ficaria vivo no tribunal por algum tempo, até que a mudança na composição do plenário fosse mais favorável ao ex-presidente.

No entanto, a defesa do ex-presidente optou por recorrer logo ao STF...

Com isso, não é mais possível questionar as condenações perante o TSE e a chance de Jair Bolsonaro concorrer em 2026 é praticamente Zero.

Já no ano passado (2023), Jair Bolsonaro foi condenado em três julgamentos diferentes o TSE. A pena aplicada foi uma só: inelegibilidade pelo período de oito anos.

Existem outras 16 ações contra o ex-presidente tramitando.

Agora, esgotados os trâmites legais, a "aposta" de Jair é conseguir aprovar na Câmara e Senado Federal uma Anistia, mas por quais crimes? ...

Anistia é manobra ainda mais difícil por precisar de 4 votações (2 na Câmara e 2 no Senado), aprovação da maioria e sanção presidencial. Como o veto presidencial é quase certo, Jair Bolsonaro precisaria de uma 5ª votação onde o Congresso precisaria derrubar o veto...

Ou seja, teoricamente é possível, mas ainda mais improvável.

Muitos analistas políticos já declaram e aqui corroboro: Bolsonaro é ótimo cabo eleitoral, mas dificilmente voltará a disputar eleições antes de 2030. Sua sucessão deve ficar na família como Flávio ou Michele Bolsonaro. Um outro candidato como governadores Caiado, Zema ou Ratinho Jr são plano B, mas daí o PL teria que abandonar a família Bolsonaro.

E agora José? Qual o futuro eleitoral da Família Bolsonaro?