junho 28, 2024

Apodi e outras 26 cidades da região oeste recebem reforço na rede elétrica após conclusão de obras da COSERN

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.

A Neoenergia COSERN anunciou a conclusão das obras de reforço da rede elétrica na Região Oeste Potiguar, abrangendo a cidade de Apodi e outras 26 cidades próximas. A iniciativa, fruto de um investimento de cerca de 2,1 bilhões de reais em melhorias no sistema elétrico em todo o estado, incluiu a instalação de 30 quilômetros de redes de alta tensão na região.

O objetivo do projeto é aumentar a confiabilidade da rede elétrica e facilitar a conexão entre as subestações, proporcionando um melhor controle na distribuição de energia, especialmente em situações de queda de fornecimento. A nova instalação beneficiará aproximadamente 244 mil clientes na região, incluindo os moradores de Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo e outros 22 municípios.

Entre os principais benefícios da nova instalação está a maior rapidez no restabelecimento do fornecimento de energia durante interrupções. Além disso, a construção do 12º ponto de suprimento de energia do estado, localizado em Caraúbas, reforça a flexibilidade operativa a partir do Centro de Operações Integradas (COI), como explicou Davyd Anderson, supervisor da Expansão da Distribuição da Neoenergia Cosern.

Os 27 municípios do Alto Oeste beneficiados com a entrada em operação do novo ponto supridor de energia incluem:
Almino Afonso
Antonio Martins
Apodi
Campo Grande
Caraúbas
Felipe Guerra
Frutuoso Gomes
Itaú
Janduís
João Dias
Lucrécia
Martins
Messias Targino
Olho D´Água do Borges
Patu
Paraú
Portalegre
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Rodolfo Fernandes
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Tabuleiro Grande
Umarizal
Upanema
Viçosa

Além dessas obras, a Neoenergia Cosern realizou manutenções estruturais e inspeções em mais de 50% dos quase 60 mil quilômetros de redes de média e baixa tensão no estado. Foram instalados 129 novos religadores telecomandados, somando um total de 2.017 equipamentos, com 42% operando com o sistema de reconfiguração automática, conhecido como “self-healing”. Isso possibilita a normalização do fornecimento de energia em poucos segundos para quase 200 mil potiguares de forma automática, sem intervenção humana.

Graças a esses investimentos e melhorias, os potiguares desfrutaram de energia elétrica disponível durante 99,9% das 8.760 horas do ano.