julho 08, 2024

Chuvas acima da média afetam metade da produção agrícola em Mossoró, diz estudo

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
Chuvas acima da média afetam metade da produção agrícola em Mossoró, diz estudo - Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo

As fortes chuvas que atingiram a região Oeste do Rio Grande do Norte durante o período chuvoso do semiárido brasileiro, que se estende até junho, causaram perdas de mais de 50% na produção agrícola de Mossoró, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura.

O estudo, enviado ao Ministério da Agricultura e Pecuária no final de junho, servirá de base para o planejamento do Garantia-Safra, programa federal que garante assistência financeira aos agricultores familiares em caso de perdas por estiagem ou excesso de chuvas.

As equipes da secretaria visitaram 32 famílias em 21 comunidades rurais do município para avaliar os impactos das chuvas nas lavouras. “As perdas foram superiores a 50% nas lavouras de sequeiro no município”, destacou o secretário de Agricultura, Edimar Teixeira. “E um dado interessante nessa reunião foi que se avaliou que até o pasto apícola para as abelhas estava difícil, não estava tendo muitas flores”, completou.

O levantamento detalhado das áreas e culturas impactadas será fundamental para garantir o acesso dos agricultores familiares ao Garantia-Safra. O programa oferece indenização financeira para compensar as perdas na produção, auxiliando na recuperação das atividades agrícolas e na garantia da segurança alimentar das famílias.