setembro 19, 2024

Os campi Apodi e Parnamirim do IFRN conquistam premiações na Jornada de Foguetes 2024

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.

Os Campi Apodi e Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através de seus estudantes, participaram da Jornada de Foguetes 2024, realizada entre os dias 9 a 12 de setembro. A competição aconteceu no Hotel Fazenda Ribeirão, localizado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, e reuniu as equipes de todo Brasil.

Pelo terceiro ano consecutivo o Campus Apodi chega ao topo da premiação com mais 2 medalhas de ouro e 1 menção honrosa conquistadas, respectivamente, pelas equipes New Owls, Ad Astra e Star Girls que foram selecionadas pelos melhores desempenhos na II Competição Interna de foguetes, realizada em maio pelo instituto.

Sob a orientação do Professor Vladson Bezerra, as equipes formadas pelos estudantes do Campus Apodi: Manoel Eriberto, Ana Carolina Targino, Raimundo Gama, Giovanna Alves, Lanna rebeca, Leticia de Oliveira, Julia Mirelle, Luma Vitória e Emanoel Soares superaram desafios devido a elevação do nível desta competição em que superou o recorde das edições anteriores, para alcançar o prêmio, os estudantes passaram por preparação, que incluiu vários ensaios, lances de foguetes e a construção de uma base automática para lançamentos.

Para a discente Luma Vitória, medalhista de ouro pela equipe New Owls, a participação na Jornada de foguetes é uma experiência única: “Foi a uma experiência incrível e uma realização única para toda a equipe e neste momento só tenho a agradecer ao IFRN Apodi, meus familiares e a Deus” comenta Luma.


Foi uma longa jornada até a vitória, a preparação incluiu vários ensaios e lances de foguetes, as equipes receberam todo suporte dos professores de física do Campus Apodi com uma orientação especial dos professores Vladson Galdino, que ajudou a construir uma base automatizada para lançamento de foguetes e Francisco de Assis Souza que acompanhou os alunos em todos as fases e também na final.
 
Base Automática de Foguetes
Estudantes e professores do Projeto Apollodi criam uma base automática de lançamento de foguetes, o dispositivo está em desenvolvimento há mais de um ano e já está em pleno funcionamento, pronto para auxiliar os alunos no lançamento seguro de foguetes de nível 03 e 04.

A base tem em sua composição, uma placa multicontrolador (ESP32) atrelada a sensores que monitoram a pressão interna dos foguetes e calculam a inclinação em tempo real. A base também dispõe de um aplicativo integrado, projetado para otimizar os lançamentos, que oferece, entre outras funcionalidades, um gráfico em tempo real que mostra a variação da pressão em função do tempo, proporcionando maior precisão e controle durante as operações.


O projeto foi desenvolvido pelos professores de física Vladson Besserra, Francisco de Assis e Raimundo Albenes em parceria com os docentes de informática Jackson Cruz e Samuel Rego, vale-se também destacar a colaboração dos alunos do 3º ano de informática: Joab, Marco Duarte e Eduardo Masquerano que estiveram presentes no desenvolvimento e programação do dispositivo, e ainda trabalharam para o melhoramento da mesma.

Parnamirim
A equipe Falcon CVT-E, orientada pelo professor Credson Isaac levou medalha de ouro. A equipe foi composta pelos alunos: Giovana Moratelli, Anna Larissa e Rafael Costal.

A estudante Bellatrix, orientada pela professora Aline Gomes, levou medalha de prata. A equipe foi composta pelas alunas: Kauanne Luíza, Karen Manuelle e Mariana de Medeiros.

Jornada de Foguetes
Desde 2009, a Olimpíada Brasileira de Astronomia (MOBFOG) realiza a Jornada de Foguetes. Os participantes são convidados dentre aqueles que participaram da MOBFOG, no corrente ano, em suas escolas. Em 2022, o evento reuniu equipes do nível 3 (6° ao 9° ano) e do nível 4 (Ensino Médio), que lançaram o mais distante possível seus foguetes em suas escolas.