setembro 06, 2024

Pesquisadores do IFRN Campus Apodi apuram descarte de medicamentos vencidos no município

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.

Um grupo de pesquisadores do Campus Apodi está conduzindo uma investigação crucial sobre o descarte inadequado de medicamentos vencidos nas farmácias e drogarias de Apodi-RN. O projeto, que busca conscientizar a população sobre os riscos ambientais e de saúde pública associados ao descarte incorreto, visa também promover a prática da logística reversa, garantindo que esses resíduos sejam tratados de forma segura e adequada.

A equipe de pesquisa é composta pelas alunas concluintes do curso técnico em Química, Anne Lirielly (bolsista), Kahómotha Kércyda, Jaanai Vitória e Ester Câmara, sob a orientação dos professores Semuel Ebenézer e Danielle Montenegro. O grupo já realizou levantamentos de dados junto a farmácias, drogarias e à população local, identificando padrões de consumo e descarte de medicamentos, além de mapear potenciais fontes de poluição por medicamentos.

Os medicamentos vencidos, classificados como resíduos perigosos, podem causar contaminação do solo e das águas se descartados incorretamente, seja na pia ou no lixo doméstico, práticas comuns na cidade. "Os medicamentos vencidos têm substâncias que podem ser tóxicas ou se tornar tóxicas após a decomposição, e se descartados de maneira inadequada, podem contaminar o chorume produzido nos aterros sanitários e lixões", alerta o professor de Química, Semuel Ebenézer.

Anne Lirielly, bolsista do projeto, destaca a importância da conscientização: “Nosso projeto foi pensado para tornar a população apodiense ciente de como descartar o que é comumente utilizado em seu dia a dia. Descobrimos em nossas pesquisas que muitos não sabem a maneira correta de descartar esses produtos, e isso pode trazer problemas sérios. Vamos juntos aprender e fazer a diferença!”, comenta.

A comunidade pode contribuir com o trabalho dos pesquisadores fazendo o descarte de medicamentos expirados nos pontos de coleta oficial, como a Farmácia do Centro de Saúde Pública de Apodi (CESP) ou no Setor de Saúde do Campus. A ação é fundamental para preservar os recursos naturais e garantir o bem-estar das gerações futuras.

*Com informações do Portal IFRN. / Gazeta do RN