outubro 10, 2024

Cubano ex-Mais Médicos é eleito vereador em Mossoró

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
Foto: reprodução Instagram @dr.cubano45123

O segundo maior município do Rio Grande do Norte terá uma novidade na Câmara de Vereadores a partir de 2025. Mossoró elegeu o médico cubano Yoanis Infante Rodriguez, o Dr. Cubano, para ocupar uma das 21 cadeiras da Casa.

Com 1.515 votos, Yoanis é o último na lista dos eleitos e será também o único representante do PSDB. Ele teve sua história contada pela Agência SAIBA MAIS em fevereiro do ano passado, numa reportagem com outros médicos cubanos que passaram pelo Mais Médicos no RN.

Rodriguez é natural de Bayamo, na província de Granma, e hoje é naturalizado brasileiro — por isso, pôde se candidatar. Ele integrou uma das primeiras levas de estrangeiros que vieram para o Brasil no programa do governo federal.

Hoje com 43 anos, Yoanis chegou a Mossoró em 2014 e ficou no programa até 2018, quando Jair Bolsonaro (PL) foi eleito presidente prometendo acabar com a iniciativa, e Cuba anunciou o fim da cooperação.

Como se casou na cidade, o médico da família permaneceu no Brasil, mesmo sem emprego. Em 2020, por meio de uma medida provisória, retornou para mais dois anos no programa, e depois o contrato se encerrou. Sem conseguir aplicar o Revalida, passou a trabalhar como atendente de uma farmácia. O Revalida é o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no país.

À época, o profissional estrangeiro falou da sua relação com o município do Oeste potiguar.

“Mossoró me acolheu como mais um filho da terra brasileira. A medicina que a gente faz é uma medicina preventiva, da família. A gente tem que diagnosticar ou prever aquelas doenças e talvez tenha que fazer um encaminhamento para alguma especialista, caso a gente não resolva. Mas a medicina que a gente leva é a base. É o que a população precisa. O médico da família tem que saber como está a família fisicamente, mentalmente, como está o vínculo com a escola, com o trabalho. O médico da família é aquele que vai abarcar o núcleo familiar em um todo, na base da família”, descreveu Rodriguez, sobre seu trabalho.

Na reportagem, o Dr. Cubano contava sobre suas expectativas para a volta do programa. A reportagem foi ao ar em fevereiro; no mês seguinte, março, o governo federal anunciou o retorno do Mais Médicos para o Brasil, com a abertura de 15 mil novas vagas.

“O fundamental nessa pauta é para o povo brasileiro que tanto precisa. Tem médicos sim, mas não tem médicos suficientes para o povo. O povo reclama muito. Para pegar o encaminhamento, para ir pegar uma requisição para exame, o povo tem que ir de madrugada. Às vezes o médico vai duas ou três vezes por semana, então hoje o que mais tem que ver é a necessidade do povo brasileiro”, relatou Yoanis Infante Rodriguez.

Para ele, a atuação no programa representou mais um vínculo com Mossoró, e disse que a população se sentiu grata com seu trabalho.

“Somente com um esteto [estetoscópio] e um exame físico bem feito, a gente tem mais de 60% de ter um diagnóstico nessa paciente, e a gente trabalhou muito com esse povo, então esse povo é muito grato esperando ainda a volta do Mais Médicos”, apontou.

“O povo brasileiro precisa de médico que ajude, que entenda ele, que examine ele. Então eu penso que é uma grande oportunidade tanto para o povo brasileiro como pra gente voltar a atender aquele povo que acolheu a gente com tanto amor e tanto carinho”, relatou o cubano.