outubro 05, 2024

Eleitores do RN poderão comprar bebidas alcoólicas no domingo de votação

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
Foto: Reprodução

Pelo segundo pleito consecutivo, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte decidiu não aderir à Lei Seca durante o período de votação. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) confirmou que não emitirá decreto proibindo a venda de bebidas alcoólicas, deixando a comercialização liberada no próximo domingo, dia de eleição.

A medida foi comemorada pelo setor de bares e restaurantes, que há tempos reivindica o fim da restrição. O vice-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Thiago Hadad, destacou que o fim de semana é o período de maior movimento para o setor, e a proibição de vendas sempre gerava prejuízos. "Essa é uma conquista que conseguimos desde a eleição passada. Com a manutenção da decisão, o setor se beneficia. Acreditamos que a população está mais consciente", afirmou.

Hadad ainda ressaltou que os estabelecimentos estão prontos para atender os clientes no domingo, dia em que tradicionalmente há lotação nos restaurantes. "Em um domingo de grande movimento, a venda de bebidas alcoólicas é essencial para o faturamento dos estabelecimentos", reforçou o representante da Abrasel.

Embora a venda de bebidas alcoólicas esteja liberada, a ingestão de álcool não poderá justificar comportamentos inadequados. Eleitores que causarem constrangimentos ou tumultos em locais de votação devido ao consumo de bebidas poderão ser conduzidos à delegacia.

Além do Rio Grande do Norte, outros 13 estados brasileiros também decidiram não adotar a Lei Seca durante as eleições: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.