outubro 23, 2024
MPRN e Prefeitura de Apodi firmam acordo para garantir acessibilidade em escola municipal
Nenhum comentário | Deixe seu comentário.O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Apodi visando assegurar a acessibilidade na Escola Municipal Lindaura Silva. O acordo, publicado no Diário Oficial do Estado nesta Terça(22), estabelece um prazo de 24 meses para que a Prefeitura realize as adequações necessárias, conforme apontado no Relatório Técnico nº 109725 do Centro de Apoio Técnico à Execução (CATE) do MPRN.
O relatório identificou problemas de acessibilidade desde a entrada do prédio até as áreas internas, como portas, mobiliário e a ausência de banheiros acessíveis. Corredores estreitos e portas sem maçanetas também foram mencionados como barreiras à mobilidade dos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.
O TAC tem como base a Constituição Federal, que garante educação inclusiva, e a Lei Brasileira de Inclusão, que destaca o direito das pessoas com deficiência ao pleno acesso à educação. Caso o termo não seja cumprido, o município poderá enfrentar multas e outras sanções administrativas e judiciais.
Fonte: TCM Notícia.