outubro 28, 2024

PSD, MDB, PP e União vão comandar mais da metade das cidades brasileiras

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
 
Partido de Gilberto Kassab encerrou a segunda rodada com nove prefeituras, seguido por MDB e PL, com seis cada • Marcelo Camargo/Agência Brasil

O PSD foi o partido que mais elegeu prefeitos no segundo turno disputado neste domingo (27) e se consolidou na liderança das legendas que mais conquistaram cadeiras do Executivo nas Eleições de 2024.

O partido de Gilberto Kassab encerrou a segunda rodada com nove prefeituras, seguido por MDB e PL — do ex-presidente Jair Bolsonaro —, com seis cada.

O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ganhou em quatro cidades.

O segundo turno foi realizado em 51 municípios e ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores em que um candidato não alcança a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, 50% mais um.

Em Jundiaí (SP), o candidato Gustavo Martinelli (União Brasil) venceu no segundo turno, mas a candidatura está sob judice do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a vitória não foi contabilizada.

Na disputa por capitais, porém, o MDB saiu na frente no segundo turno, com vitórias em Belém (PA), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Na sequência, PL amealhou Aracaju (SE) e Cuiabá (MT).

Enquanto isso, PP, PSD, União e Podemos venceram duas disputas cada.

Por fim, o Avante reelegeu David Almeida em Manaus (AM). Já o PT ganhou em Fortaleza (CE).

PSD confirma liderança nacional
O resultado reforça o espaço conquistado pelo PSD no primeiro turno, quando já havia liderado a lista dos partidos com mais prefeitos eleitos, somando 878. Com o desempenho de hoje, a legenda amealhou 887 cadeiras no Executivo.

O MDB ficou na segunda posição, com 855 prefeituras conquistadas, enquanto PP totalizou 747. Na sequência, União Brasil e o PL somaram 583 e 516 prefeituras, respectivamente. Já o PT encerrou as eleições de 2024 com 252 prefeituras.