outubro 04, 2024
Urnas eletrônicas são distribuídas para eleições municipais no Rio Grande do Norte
Nenhum comentário | Deixe seu comentário.Operação de distribuição de urnas eletrônicas no RN — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Foi iniciada na manhã desta sexta-feira (4) a operação que distribui as urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais que acontecem no próximo domingo (6). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (TRE-RN), os equipamentos passam pela conferência nesta sexta (4) e serão transportados no sábado (5).
A coordenadora de eleições do TRT-RN, Teresa Farache, explicou que a preparação das urnas é feita em uma audiência pública com a presença dos partidos, da Ordem de Advogados do Rio Grande do Norte (OAB-RN) e outras entidades fiscalizadoras previstas em resolução.
"Nessa audiência, também com a presença dos juízes eleitorais, são gerados os dados dos eleitores, os dados dos candidatos, fotos dos candidatos, e essas mídias vão ser inseridas nas urnas eletrônicas com esses dados e informações", disse Farache.
Isso significa que cada urna possui um endereço específico e só pode ser utilizada na seção para a qual foi configurada, contendo os nomes dos eleitores daquela seção.
De acordo com a coordenadora, o carregamento das urnas é realizado nesta sexta-feira (4) e, no sábado (5), a partir das 7h, acontece o transporte das urnas para as zonas eleitorais. No total serão transportadas 8.480 urnas eletrônicas paras as 60 zonas eleitorais do estado.
No Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), na capital, o carregamento será apenas para as cinco zonas de Natal (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 69ª), Macaíba (5ª zona), Parnamirim (50ª zona) e São Gonçalo do Amarante (51ª).
Nos demais munícipios do estado, as urnas saem dos cartórios eleitorais em que foram preparadas.
"Nós temos um total de 7.793 sessões eleitorais e 8.480 urnas eletrônicas serão transportadas amanhã para os locais de votação e para pontos de apoio porque dessas 7.793 urnas que funcionarão nas sessões para recepcionar o voto do eleitor, sempre pode acontecer de uma urna dar algum problema, não funcionar, então sempre encaminhamos urnas extras, que chamamos de urnas para contingência e urnas reservas", explicou a coordenadora.
A Justiça Eleitoral orienta que nos dias que antecede o pleito eleitoral, os eleitores se informem sobre seu local de votação, se sua situação está regularizada e outras dúvidas que podem surgir. É possível utilizar os canais de atendimento do TRE ou o e-título.
Fonte: G1/RN