fevereiro 19, 2025

Cid diz que Bolsonaro apresentou minuta do golpe para general

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O ex-ajudante de ordens Mauro Cid revelou à Polícia Federal, em delação premiada, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou uma minuta golpista para reverter o resultado das eleições.

O documento veio a público após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes retirar o sigilo da delação. Segundo Cid, o general Estevam Theophilo, considerado 4 estrelas e ex-comandante da área de operações especiais do Exército, esteve no Palácio da Alvorada em 9 de dezembro de 2022 e, durante o encontro, Bolsonaro teria apresentado a minuta, que ainda estava sendo “trabalhada”.

Cid afirmou, no entanto, que não participou da reunião, mas soube do teor da conversa porque o próprio general lhe contou que o encontro tratava do documento.

De acordo com Cid, o general teria incentivado Bolsonaro a assinar o decreto e garantido que as Forças Armadas cumpririam a decisão. O ex-ajudante também relatou que Theophilo estaria disposto a integrar o núcleo do golpe, desde que o ex-presidente oficializasse a medida.

Sigilo
A quebra de sigilo vem um dia após o ex-presidente e outras 33 pessoas serem denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.

Entre as provas usadas para fundamentar a denúncia, está justamente a delação premiada do tenente-coronel.

Segundo Moraes, com a denúncia da PGR, “para garantia do contraditório e da ampla defesa”, não há mais a necessidade de sigilo. Agora, todo o material colhido na fase de investigação virá à tona.