O Instituto Sensatus, em parceria com o Portal Gazeta do Oeste, divulga neste sábado (01/08) os resultados de uma pesquisa administrativa realizada em Apodi, no Oeste potiguar. O levantamento traça um retrato atualizado da opinião pública sobre o desempenho da gestão municipal, além da avaliação dos governos estadual e federal.
Os dados mostram que a maioria da população apodiense aprova a forma como o prefeito Sabino vem conduzindo o município. Do total de entrevistados, 70,8% aprovam a administração, enquanto 26,4% desaprovam e 2,8% não souberam ou não quiseram opinar.
A aprovação é maior entre as mulheres (74,4%) do que entre os homens (66,9%), e cresce conforme o nível de renda: entre quem recebe de dois a cinco salários mínimos, a aprovação chega a 75%.
O número chama atenção quando colocado ao lado do cenário nacional. Levantamentos recentes mostram que a aprovação de prefeitos no Brasil costuma ficar bem abaixo dos 70%. Um estudo do instituto Paraná Pesquisas com gestores de capitais apontou o melhor índice do país em 68%, na época referente a Salvador. Já um mapeamento mais recente da AtlasIntel, feito com prefeitos de capitais brasileiras, mostrou que somente três nomes superam a marca de 70%: São Luís, Macapá e Porto Velho, com índices entre 75% e 82%. Ou seja, o patamar de aprovação registrado por Sabino em Apodi, cidade do interior potiguar, se aproxima do desempenho das gestões mais bem avaliadas entre as principais capitais do país.
Avaliação de governadora e presidente
A pesquisa também mediu a avaliação da governadora Fátima Bezerra e do presidente Lula entre os moradores de Apodi. A gestão estadual enfrenta rejeição da maioria da população local: 51,8% desaprovam a administração da governadora, contra 39,8% de aprovação. Já o governo federal tem um cenário oposto, com 80,4% de aprovação e apenas 16,4% de desaprovação entre os entrevistados do município.
Metodologia
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Sensatus Pesquisa e Consultoria nos dias 27 e 28 de julho de 2026, com 500 entrevistas presenciais e individualizadas em domicílios de Apodi, contemplando moradores da zona urbana e rural, distribuídos por bairros e comunidades rurais do município. A amostra seguiu cotas proporcionais de sexo, faixa etária, escolaridade e renda, com base em dados do Censo 2022 e do TSE de junho de 2026.
O nível de confiança estimado é de 95%, com margem de erro de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos. O estatístico responsável pela pesquisa é Israel Oliveira da Costa Sousa, CONRE nº 10233.
Imagens: Divulgação




Deixe o seu Comentário